04/04/2024

Presidente da Aciub se reúne com governador Zema e apresenta propostas focadas no empreendedorismo e desenvolvimento regional

O presidente da Aciub, Fábio Túlio, esteve em Belo Horizonte nesta quarta-feira (03) para uma reunião com o governador Zema, com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o diretor de Atração de Investimentos do Invest Minas, Leandro Andrade. No encontro o presidente, juntamente com o ex-presidente e conselheiro da Aciub, Paulo Romes Junqueira, apresentou algumas propostas para o Governo Estadual, como a implantação da Agência/Escritório de Atração de Investimentos de Uberlândia, com apoio da Aciub, a ampliação do Pacto pela Alfabetização em toda Minas Gerais e a duplicação do anel viário norte.

O presidente Fábio Tulio destacou a importância deste encontro e a busca pela ampliação de parcerias com o governador Zema e o secretário Fernando Passalio. “Estas e outras medidas que foram tema da reunião têm como foco fortalecer o empreendedorismo e o ambiente de negócios, possibilitando a ampliação dos investimentos por parte das empresas da região e a criação de novas oportunidades. Ações neste sentido contribuem de forma efetiva com o desenvolvimento de Uberlândia e do Estado, impactando em toda a sociedade com geração de emprego e renda”, ressaltou.

Além do encontro com o Governador, também aconteceu uma reunião no Invest Minas, que é a Agência de Promoção de Investimentos do Governo do Estado de Minas Gerais, com a presença do diretor de Atração de Investimentos e sua equipe. O diretor destacou a importância deste momento com a Aciub. “Recebemos com muita alegria a equipe da Aciub e entendemos que a aproximação da estrutura de atração de investimentos do Estado de Minas Gerais, é estratégica para Uberlândia, que tem um crescimento orgânico que é diferente de muitas regiões do Estado e até do país. É uma forma de entendermos quais são as oportunidades que hoje podem ser potencializadas e de que forma que o município pode se tornar um atributo ainda maior para nós que estamos no Brasil e no mundo vendendo o Estado, atraindo negócios, gerando emprego. Uberlândia é uma cidade não só estratégica do ponto de vista econômico, social, mas é um produto, possui infraestruturas e predicados muito importantes que fazem com que o mundo e vários negócios, verticais e setores possam olhar para o Estado com um olhar ainda mais desenvolvido. Nós, aqui na Investe Minas, temos essa percepção, e alguns projetos importantes foram pensados com esta visão, sendo um deles é a criação de uma agência local com foco na atração de novos negócios para diversificação da economia, com novas indústrias e empresas se instalando e comentando o crescimento local”, destacou Leandro Andrade.

O diretor do Invest Minas também destacou a importância das demais pautas apresentadas pela Aciub. “Este projeto de educação, que tem a Aciub como parceira, é referência no Brasil, e também entendemos a necessidade de tentarmos uma solução definitiva para uma questão antiga da cidade, que é o Anel Viário Norte. Então, a Investe Minas, a partir dessa visita, confirma a proximidade com a cidade e se coloca à disposição para estar, além de mais próximos, conectando todas as soluções possíveis das demandas de Uberlândia”, afirmou.

Confira um resumo das principais propostas apresentadas ao Governador e na reunião com o Invest Minas:

1. Apoio à implantação da Agência/Escritório de Atração de Investimentos de Uberlândia

Existem várias maneiras de promover o desenvolvimento econômico regional, no entanto, a criação de um escritório de atração de investimentos em Uberlândia é uma abordagem crucial para aproveitar plenamente o potencial da região. Investir em uma estrutura aqui localizada permitirá uma compreensão mais íntima das necessidades e oportunidades específicas da região, o que, por sua vez, permitirá implementar estratégias personalizadas de atração de investimentos. A Aciub propôs uma parceria nesta implantação com o Estado tendo o papel referente à metodologia e canais Invest Minas, enquanto a ACIUB se responsabiliza pela estrutura, pessoas e demais itens necessários para o funcionamento. Três pontos considerados como pilares da implantação deste escritório de atração de investimentos: 

  • Impacto direto no desenvolvimento econômico regional e estadual;
  • Retenção de recursos financeiros na região e redução da evasão de divisas;
  • Alinhamento com práticas bem sucedidas e ganhos políticos significativos.

2. Levar o Pacto pela Alfabetização, implementado em Uberlândia, para todo o Estado

O Pacto pela Alfabetização, implementado em Uberlândia por meio de uma parceria entre a Aciub, Prefeitura Municipal de Uberlândia, Instituto Projeto de Vida e Instituto Raiar, tem como objetivo alfabetizar todos os estudantes até o 2º ano do ensino fundamental e recuperar a aprendizagem daqueles que ainda não alcançaram essa habilidade e que se encontram no 3º, 4º e 5º anos, dificultando a continuidade do processo de aprendizagem ou até mesmo excluindo muitos estudantes do contexto escolar. Em 2023, o atendimento pelo Pacto foi ampliado aos estudantes do 6º e 7º anos.

O Pacto atende aos preceitos da Política Nacional de Alfabetização (PNA), conduzida pelo Ministério da Educação (MEC), e sua metodologia faz uso de evidências e acompanhamentos do desenvolvimento de cada aluno, turma e escola, além de oferecer capacitações aos professores, modelagem de gestão, qualificação dos processos de aprendizagem e incentiva a atuação em rede com a união da comunidade escolar pelo ideal de uma educação em constante melhoria.

Em relação a resultados, até 2023 o Pacto avaliou o nível de alfabetização de mais de 10.500 crianças de 1º e 2º anos e 3.500 estudantes do 3º ao 7º ano do ensino fundamental. De acordo com os testes, o percentual de crianças alfabetizadas no 1º ano saltou de 6% em 2021 para 70% em 2023. No primeiro semestre de 2023, o percentual de crianças matriculadas no 1º ano do ensino fundamental com bom nível de leitura saltou de 23% no início do ano letivo para 42% no fim do primeiro semestre.

3. Duplicação do anel viário norte.

Esta duplicação é crucial para reduzir o número de acidentes graves que ocorrem devido ao intenso fluxo de carretas e caminhões, aumentando significativamente a segurança dos motoristas e pedestres que utilizam a via.

Além disso, a duplicação permitirá uma circulação mais fluida de veículos comerciais, otimizando o transporte de insumos e produtos das empresas instaladas na região, aumentando a eficiência e a rapidez no transporte de mercadorias, tornando as empresas da região mais competitivas no mercado nacional e internacional. Em síntese, a duplicação do anel viário norte promoverá:

  • Redução de acidentes e aumento da segurança;
  • Melhoria da eficiência logística;
  • Estímulo ao desenvolvimento econômico regional;
  • Aumento da competitividade das empresas locais;
  • Redução de custos operacionais para as empresas;
  • Impacto positivo na qualidade de vida da população local;
  • Estímulo ao turismo e ao comércio local;
  • Alívio do tráfego urbano;
  • Compromisso com o desenvolvimento sustentável;
  • Atendimento às demandas da Comunidade e do setor empresarial.

Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: