Posicionamento pela livre iniciativa e liberdade de expressão
A Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB), em consonância com a Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB, na defesa da livre iniciativa, manifesta preocupação com as medidas extremas, como o bloqueio de contas bancárias e outras medidas coercitivas contra empresários brasileiros devidamente constituídos.
Medidas, na visão da Aciub, sem que se apresente qualquer demonstração de que as manifestações desses empresários possam, concretamente, colocar em risco o Estado Democrático de Direito.
É imperativo, portanto, que os motivos e fundamentos da decisão venham à público de maneira urgente e que a livre manifestação de pensamento e demais liberdades e garantias constitucionais, bases do Estado Democrático de Direito, sejam asseguradas indistintamente a todos os cidadãos brasileiros.
Mais do que nunca, a harmonia e respeito entre os poderes são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, democrática, ordeira e próspera. Essa é a defesa da Aciub nestes quase 90 anos de existência.
Paulo Romes Junqueira
Presidente da Aciub