14/03/2023

Mais de 9 milhões de euros serão destinados a impulsionar projetos de economia verde na América Latina e a Aciub executará projeto em Uberlândia

Mais de 9 milhões de euros serão destinados a impulsionar projetos de economia verde na América Latina através do programa AL-INVEST Verde, uma iniciativa da União Europeia (UE) que promove o crescimento sustentável e a criação de emprego na região com ênfase nas pequenas e médias empresas (PMEs). A Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) executará um dos dois projetos brasileiros já aprovados para compor o AL-INVEST Verde. A apresentação do projeto aconteceu na última sexta-feira, 10 de março, com a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além de outras autoridades e representantes de entidades da região.

O programa - através da execução de seu Componente 1 - selecionou 25 projetos das 136 propostas recebidas durante a Primeira Convocatória, a mesma anunciada em 28 de março de 2022. Os projetos ganhadores correspondem a dois lotes temáticos. O primeiro focado em sistemas agroalimentares e cadeias de valor sem desmatamento e o segundo na transição para modelos empresariais de baixo carbono, eficientes no uso de recursos e circulares. 

“As PMEs são atores fundamentais para o desenvolvimento sustentável das economias pelo seu alto potencial para responder às necessidades do mercado, gerar emprego e permitir o acesso a melhores condições de vida. Na AL-INVEST Verde gerimos fundos para o financiamento de projetos que busquem beneficiar as PMEs e ao mesmo tempo ampliar suas possibilidades de comércio sob os padrões da UE, dando-lhes uma vantagem competitiva”, comentou Irene Haddad, Chefe de Equipe do Componente 1 da AL-INVEST Verde.

Ao longo de sua execução, o programa irá fornecer capacitações, assistências técnicas, atividades de promoção comercial, networking e outras ações para contribuir com a produtividade e a competitividade das PMEs na região. 

Os projetos selecionados foram apresentados por diversas instituições de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, Peru e Uruguai. O Componente 1 em breve anunciará uma segunda Convocatória de Propostas para projetos que surjam da parceria entre organizações empresariais da América Latina e a UE visando promover novas oportunidades de financiamento. 

Sobre o AL-INVEST Verde 

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia cujo principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em recursos e mais circular. Através do Componente 1, o programa gere fundos para a implementação de projetos inovadores de associações de pequenas empresas para impulsionar práticas sustentáveis no setor privado. O Componente 1 é liderado pela Sequa, uma organização alemã sem fins lucrativos que opera em todo o mundo com o objetivo de promover o setor privado. 


Mais informações: www.alinvest-verde.eu e www.aciub.com.br


Legenda:
Créditos: Leonardo Borges
Legenda:
Créditos: