04/02/2021

COVID-19 - Posicionamento oficial da Aciub

Diante da Deliberação 03, do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, neste dia 3 de fevereiro, com restrições ao funcionamento do comércio em Uberlândia, a Aciub manifesta profunda preocupação com as consequências desta medida. Não concordamos com restrições de funcionamento, pois esta atitude não se comprovou eficiente em nenhum lugar do mudo e cidades brasileiras que foram por este caminho, nos últimos dias, estão revendo as medidas tomadas. Como já amplamente defendido anteriormente, entendemos que a restrição de horários tem efeito contrário e provoca maior aglomeração nos estabelecimentos.

Além disso, reforçamos a nossa preocupação no sentido de que o vírus já está espalhado pela cidade, sendo necessário, avaliar outras medidas, como o reforço dos leitos e atendimento, pois infelizmente temos que enfrentar esta pandemia como um fato já instalado e presente por toda a cidade, e mundo afora.

Mais uma vez destacamos a importância da preservação da saúde e da vida, mas discordamos veementemente desta medida de restringir o trabalho das pessoas, que precisam dele para seu sustento e das famílias. A certeza que temos é que esta medida irá agravar a situação das empresas e que muitas não suportarão esta restrição, tendo que fechar suas portas.

 

Paulo Romes Junqueira - Presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – Aciub