26/11/2021

Conheça as premiadas da 5ª edição do Prêmio Mulheres Que Fazem História

A diretoria da Aciub, associadas do Aciub Mulher e empreendedoras e profissionais de Uberlândia se reuniram na noite da última quarta-feira, 24 de novembro, para a realização do ‘Prêmio Mulheres Que Fazem História’. A 5ª edição do encontro foi realizada no auditório da Aciub com o objetivo de reconhecer as mulheres que se destacam em seus setores de atuação, promovendo iniciativas inovadoras em empresas, e contribuindo efetivamente para o desenvolvimento da região com a geração de renda, empregos, e pesquisas. A noite especial marcou também os 14 anos de atuação do Aciub Mulher.

O Prêmio Mulheres que fazem história é uma realização do Aciub Mulher e prestigia mulheres que constroem o progresso, influenciam comportamento e melhoram a vida das pessoas, gerando novas oportunidades aos trabalhadores de Uberlândia.

A escolha das homenageadas passa por um processo de apuração entre as integrantes do Aciub Mulher, que indicam nomes que tenham tido uma atuação de destaque no mercado e nas instituições de qualquer porte. A indicação leva em consideração critérios como  a postura profissional; lições aprendidas; superação de desafios; superação de discriminação à mulher; ideias inovadoras com visão de futuro; atuações democráticas, inspiradoras e estimuladoras; bom uso dos recursos de que dispõem para desenvolver as atividades; resultados obtidos; adaptação às novas tendências do ambiente que a cerca; estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento das atividades; contribuição para a redução das desigualdades sociais; respeito à individualidade na atuação coletiva; apoio às ações de responsabilidade social e responsabilidade ambiental e a contribuição para o desenvolvimento de outras mulheres.

Durante a solenidade, a presidente do Aciub Mulher, Rosiris Cerizze, comemorou a realização da homenagem e destacou o objetivo do evento. "É uma grande satisfação receber as homenageadas da 5ª edição do ‘Prêmio Mulheres Que Fazem História’ na Aciub, para reconhecermos o trabalho ímpar que essas executivas e empresárias desenvolvem diariamente, gerando emprego e renda, e fomentando o empreendedorismo e inovação na cidade de Uberlândia. A iniciativa é uma forma de incentivá-las a continuaram realizando seus projetos e movimentando a economia e o mercado da região", pontuou ela

Confira as 17 homenageadas do 5ª Prêmio Mulheres Que Fazem História:

  • Ação Social: Guiomar Maria Boaventura Melo

Guiomar foi fundadora do Projeto Pé de Moleque em 1997, buscando que crianças em situação de risco ou de baixa renda pudessem realizar o sonho de fazer ballet e ter contato com a arte da dança. O projeto já foi premiado nos mais importantes concursos nacionais e internacionais.

  • Agronegócio: Walkiria Borges Naves Loreno 

Formada em Veterinária pela UFU e pós-graduada pela Universidade de Lavras, atuou durante 30 anos como médica veterinária da Prefeitura de Uberlândia, ocupando diferentes cargos. Atualmente, se dedica exclusivamente à sua Fazenda Aprazível, em Uberlândia, trabalhando com Seringueira, criação e melhoramento genético da raça bovina Jersey e produção de Queijo Minas Artesanal.

  • Arte & Cultura: Elizabeth Brito 

A empreendedora é também bailarina, coreógrafa, e educadora física com especialização Lato Sensu em Fisiologia, Anatomia, Didática e Psicologia do Esporte. Elizabeth Brito é co-criadora do Festival de Danças do Triângulo, e fundadora da Forma e Físio. Em 2021, inaugurou o Bet Brito espaço cultural. 

  • Comércio: Roneide Pereira Faria 

Roneide escolheu Uberlândia para viver e empreender. Idealizadora, fundadora e gestora da Praça Balux, empreendimento com 11 ramos de atividades distintos, muitos voltados para o segmento PET, e que emprega mais de 100 colaboradores.

  • Comunicação: Alessandra Valadares 

Alessandra iniciou sua carreira profissional em 1996 como gerente da Rádio Jovem Pan, e assumiu a coordenação regional da TV Integração durante 7 anos, tendo atuado também em outras emissoras de Uberlândia. Há 10 anos trabalha na Band Triângulo, e foi a primeira mulher a assumir a diretoria geral de uma emissora do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

  • Educação: Helena Guimarães de Resende 

Graduada em Música e em Letras pela UFU, Helena foi professora de piano do conservatório musical e também dava aulas de inglês na Cultura Inglesa, quando há 38 anos assumiu a liderança e cuidados do empreendimento, que hoje conta com quatro unidades em Uberlândia. 

  • Empreendedorismo: Luciene Abadia Dias de Souza e Tatiana Ester Oliveira 

Luciene de Souza é palestrante, embaixadora da Rede Mulher Empreendedora, e multiplicadora reconhecida nacionalmente, do Ela Pode, programa de capacitações gratuitas para mulheres brasileiras, que tem o apoio do Google. Tatiana Ster é design e empresária da Foll Acessórios, palestrante e consultora.

  • Estética /Bem-Estar: Sandra de Freitas 

Esteticista, terapeuta ortomolecular, acupunturista e micropigmentadora, a empreendedora é proprietária da empresa Maison Sandrá, que atua há 35 anos em Uberlândia. Sandra busca aperfeiçoamento constante com cursos e viagens, para se atualizar de técnicas, produtos e equipamentos.

  • Gastronomia: Bárbara Farina 

Araguarina e graduada em gastronomia, Bárbara Farina, iniciou sua carreira sendo ousada no setor de festas e conquistando o público mais exigente da região. Hoje, atinge o mercado nacional e internacional sem perder a tradição e a autenticidade do seu trabalho. Respeitada no meio corporativo, consegue levar arte através da gastronomia.

  • Indústria: Sandra R Ferreira Braga  

Sandra Ribeiro Ferreira Braga é empresária no ramo de chocolates, balas e doces. Seguindo os ensinamentos de seu pai, deu início junto a ele, na edificação da fábrica, Chocolates Tarumã, presente no mercado desde o ano de 1.986, com foco nos chocolates institucionais e personalizados, além dos tradicionais bombons que levam sua marca e a cidade de Uberlândia a outros estados de nosso país.

  • Inovação: Tatiane de Souza Lemes Panato 

Graduada em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Empresarial e em Relações com Investidores, Tatiana atua no Grupo Algar há 22 anos, sendo que desde 2018 é presidente da Algar Tech, com o propósito de reposicionar seu portfólio de serviços, integrando tecnologia e uma abordagem consultiva para geração de maior valor aos clientes e acionistas. 

  • Moda: Letícia Manzan

Graduada em design de moda com especialização no Instituto Marangoni de Milão e Bunka Fashion College de Tóquio. Há 10 anos, Letícia trabalha com criação e desenvolvimento de coleções, e depois de anos trabalhando em conceituadas marcas do segmento de luxo, Letícia decidiu seguir novos caminhos e criou a sua marca homônima. A empreendedora defende a ideia de peças democráticas que possam ser usadas mais de uma vez, a qualquer momento do dia.

  • Saúde: Maria Cristina Paula Mesquita 

Dra. Maria Cristina atua há 34 anos como dermatologista na Clínica Dermac. Pioneira em tratamentos dermatológicos e cosmiátricos, está sempre antenada ao que há de novo e investindo em novas tecnologias. Recentemente, foi premiada no BRICS Women’s Business Alliance, na categoria saúde pelo desenvolvimento de um produto para prevenção de cicatrizes inestéticas, produto patenteado no INPI e na comunidade internacional. 

  • Serviço Público: Efigênia Aparecida Maciel  

Efigênia é professora na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, e atua na área da saúde há mais de 30 anos. Doutora em ciências, enfermeira obstetra pelo Ministério da Saúde no Programa Rede Cegonha, e coordenadora da Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica da UFU, ela também é membro da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras de Minas Gerais. Efigênia também é  pesquisadora e apoiadora do parto humanizado, saúde sexual e reprodutiva das mulheres.

  • Serviços: Denise Afonso  

Formada em design de interiores pela UFU, com especialização em moda pela Academia Italiana di Arte, Moda e Design em Florença, na Itália, Denise atua no mercado da moda há 32 anos, e é diretora criativa da Greta Cauê desde 1993 . Em 2017 abriu as portas de um novo espaço físico, o  Projeto “Tem Que Ser”, para compartilhar com outras empresas que seguem a mesma essência, buscando novas conexões e networking e que se complementam entre si.

  • Mulher Aciub: Augusta Mota 

Augusta Mota veio para Uberlândia na década de 70, e foi funcionária e Gerente da extinta Minascaixa. Nos anos 90, foi designada Diretora da Coordenadoria Regional da Secretaria de Estado de Recursos Humanos – MG, tendo sob sua jurisdição 25 cidades da região. No ano 2000 fundou a Empresa MOTA SERVIÇOS, que se transformou em um Grupo com 12 empresas, atuando com mais de 120 parcerias nos Estados de MG, SP, GO e ES, distribuídos em 80 cidades, prestando serviços a vários bancos e atendendo clientes a nível Brasil.


Legenda:
Créditos: