Aciub participa da assinatura dos contratos de concessão de rodovias mineiras, em Belo Horizonte
Concessão dos lotes "Triângulo Mineiro" e "Sul de Minas" foram oficializadas nesta quarta (16), durante coletiva de imprensa do Governo de Minas
Na manhã desta quarta-feira (16/11), o presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, os vice-presidentes Fábio Túlio Felippe e Sérgio Tannus, e o ex-presidente Rogério Nery, participaram da assinatura dos contratos de concessão dos lotes das rodovias do Triângulo Mineiro, que engloba a BR-365 e a BR-452 dentre outras, e do Sul de Minas. A assinatura do acordo aconteceu na cidade administrativa em Belo Horizonte, seguida por coletiva de imprensa do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato. Além do presidente da Aciub e do secretário, participaram o diretor do grupo Equipav S.A, que junto com a Perfin S.A, formam o Consórcio Infraestrutura MG, vencedor da licitação de ambos os lotes, José Carlos Cassaniga, além dos deputados estaduais Antônio Carlos Arantes e Dalmo Ribeiro.
Com o início do contrato, a expectativa é que cerca de 60 mil vagas de empregos sejam criadas, considerando as obras de duplicação. O Governador Romeu Zema participou de forma online, e destacou outros números expressivos da concessão dos lotes das rodovias. “Esse é um momento muito importante, que marca o início de uma nova era para as rodovias destas duas regiões do Estado. Os dois lotes rodoviários vão contar juntos com investimentos de R$5 bilhões ao longo do contrato de 30 anos. Deste total, R$2,4 bilhões serão investidos nos primeiros oito anos. Serão ampliados o conforto e segurança nas vias, com a inclusão de serviços para usuários como o socorro mecânico, atendimento médico, combate à incêndios e à apreensão de animais”, apontou.
Participação da Aciub na mediação para concessão foi elogiada
O trecho da BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio faz parte do lote “Triângulo Mineiro”, e era pauta de discussões desde 2020. Em maio de 2022, a Aciub assumiu um papel na mediação dos impasses que impediam a concessão da rodovia para a iniciativa privada, e durante a assinatura do contrato nesta quarta (16), o secretário Fernando Marcato agradeceu a Associação pela atuação. “Tenho que reconhecer aqui o papel fundamental do Paulo Romes e os demais amigos da Aciub, pois sem a entidade, que é a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, a gente não teria conseguido viabilizar este projeto, que foi de articulação, convencimento e interação com diversos atores da região para a viabilização. Então fica aqui meu agradecimento público e a mostra de que a parceria pública e privada não é apenas para construção, mas também para articulação”, agradeceu o secretário.
Ao contribuir com a mediação dos impasses, a Associação buscou apoiar o investimento em infraestrutura, mas principalmente em segurança, garantindo que a população do Triângulo Mineiro fosse beneficiada. Durante a assinatura do contrato, o presidente da Associação, Paulo Romes Junqueira, falou sobre a importância da novidade. “O que estamos fazendo aqui é muito mais do que investir em infraestrutura e trazer recursos para as cidades, estamos falando de salvar vidas. E acredito que um governo é eleito para melhorar a vida das pessoas e essa é uma forma objetiva e prática de fazer isso”, destacou ele. Paulo Romes também agradeceu a participação de todas as partes envolvidas na concessão. “Então, nossa gratidão imensa por tudo que vocês tem feito pelo povo mineiro, e especialmente pelo Triângulo Mineiro”, disse Paulo Romes.
Com a assinatura dos contratos, diversos investimentos serão feitos em rodovias mineiras. Confira alguns impactos da concessão na nossa região:
- Somente no trecho da BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio, estão previstas as construções de 36 km de duplicação e 55 km de faixas adicionais.
- Durante todo o trajeto que liga as duas cidades está previsto a construção de acostamentos.
- O valor do pedágio ficou definido por quilômetro. Cada praça vai ter um preço de acordo com a quantidade de usuários.
- De acordo com o governo do Estado, a previsão é de um investimento de R$2,49 bilhões, gerando impactos econômicos e sociais diversos em toda a região.
- Arrecadação de impostos na casa dos R$260 milhões sobre produtos e serviços. Sendo que é esperado um aumento de receita de ISS para os municípios do entorno.
- Em relação às novas oportunidades de emprego, cerca de 46.873 vagas devem ser criadas, sendo 10.290 diretas, ao longo dos 30 anos de concessão.
Confira as rodovias que fazem parte dos lotes concedidos ao Consórcio Infraestrutura MG
O lote “Triângulo Mineiro”, além da BR-365 e a BR-452, engloba também as rodovias CMG-452, CMG-462, LMG-782, LMG-798, LMG-812, MG-190, MG-427. São 627 km de extensão e o lote contará com mais de R$3 bilhões de investimento.
Já o lote “Sul de Minas”, conta com as rodovias BR-459, MG-290, MG-173, MG-295, MG-459, MG-455, LMG-877 e CMG-146. No total, o lote acumula uma extensão de 454 km de extensão, e o aporte será de R$2 bilhões.